Após atropelamento com morte, vice-prefeito de Paraíso do Sul é afastado por questões médicas e prefeito reassume o cargo

Lenon de Paula

Após atropelamento com morte, vice-prefeito de Paraíso do Sul é afastado por questões médicas e prefeito reassume o cargo
Um protesto em memória de Willian Dagmar ocorrerá nesta sexta-feira (25) em frente à prefeitura da cidade (foto). Familiares, amigos e colegas pedem por justiça. O inquérito que investiga o caso segue em andamento. Foto: Arquivo pessoal

A prefeitura de Paraíso do Sul emitiu nota na tarde desta quinta-feira (24) comunicando que o prefeito Artur Ludwig (PDT) reassumiu o cargo. Conforme a nota, Ludwig antecipou o retorno das férias “tendo em vista o afastamento, por determinação médica, do vice-prefeito Arnildo Alberto Schünemann”.

Arnildo (PDT) é autor confesso do atropelamento que causou a morte de Willian Dagmar da Silva Orquiz, 32 anos, na última quinta-feira (17), no km 181 da RSC-287. Conforme relatos de testemunhas, o então prefeito em exercício teria atropelado Willian e fugido do local sem prestar socorro. Na manhã do dia seguinte, ele se apresentou à Polícia Civil, onde prestou depoimento e teria alegado que não prestou socorro por medo de que a situação se tratasse de um assalto. Conforme relatos, Arnildo não teria aparecido para trabalhar na prefeitura desde então.

Ao Bei, o prefeito Artur Ludwig manifestou pesar pelo fato e reiterou que o atropelamento que vitimou Willian diz respeito à vida particular do vice, e não ocorreu no exercício do cargo. O chefe do Executivo afirmou, ainda, que a transmissão de cargo a Arnildo teria ocorrido na quinta-feira à tarde e que o vice teria assumido como prefeito em exercício somente na sexta-feira, dia em que prestou depoimento na delegacia.

– O vice-prefeito não estava no exercício do cargo no momento do fato. Foi um fato pessoal, em momento particular, fora do horário de expediente, e não envolveu a prefeitura em si. Os procedimentos estão sendo investigados pelos órgãos competentes e seguiremos acompanhando – afirma Ludwig.

Leia mais

Pedestre morre atropelado em Paraíso do Sul

Prefeito em exercício de Paraíso do Sul é suspeito do atropelamento que causou a morte de operário na RSC-287

Vice-prefeito de Paraíso do Sul confessa que atropelou trabalhador e familiares da vítima organizam protesto

Apesar das tentativas de contato desde a terça-feira (22), a reportagem não conseguiu falar com Arnildo Schunemann, pois ele não atendeu o telefone celular. O vice-prefeito estaria internado no Hospital de Agudo, mas a instituição não confirmou a informação na tarde desta quinta-feira.

O vice-prefeito estaria internado no Hospital de Agudo, afirmou uma fonte interna do hospital que preferiu não se identificar.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Imagem: Redes sociais (reprodução)

Relembre o caso

Por volta das 23h do dia 17, Willian morreu após ser atropelado por uma caminhonete Volkswagen Saveiro branca que teria fugido do local indo em direção a Novo Cabrais. Willian trabalhava em uma fábrica de alimentos, e havia completado 10 anos de empresa dois dias antes do acidente. Ele foi velado em Paraíso do Sul e sepultado na localidade de Mangueirinha, na entrada do Capão Grande.

O prefeito em exercício de Paraíso do Sul, Arnildo Schünemann (PDT), confessou ter atropelado Willian em depoimento na delegacia local no dia 18. A delegada Carla Dolores Castro, titular da Delegacia de Polícia de Paraíso do Sul, afirmou que quatro testemunhas já foram ouvidas pelas investigações e que a caminhonete foi apreendida e encaminhada para perícia. Segundo Carla, o autor confesso teria alegado ter fugido do local por medo de que a situação se tratasse de um assalto.

Willian Dagmar da Silva Orquiz, 32 anos, trabalhava em uma fábrica de alimentos, e havia completado 10 anos de empresa dois dias antes do acidente. Foto: Arquivo pessoal

Um protesto em memória de Willian Dagmar está sendo organizado por familiares, amigos e colegas. A manifestação ocorrerá às 15h45min desta sexta-feira (25) na Rua Max Retzlaffem, em frente à prefeitura da cidade.

– Queremos visibilidade por justiça. A proposta é que seja uma manifestação pacífica em memória do Willian. Ele era um cara muito querido por todos. Uma pessoa de luz que todo mundo gostava. Sempre pronto para ajudar todos – declara Ederson Santos, 42, primo e colega de trabalho de Willian na empresa Dickow Alimentos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bares, quadras e estabelecimentos comerciais de Santa Maria criaram eventos para hora do jogo do Brasil Anterior

Bares, quadras e estabelecimentos comerciais de Santa Maria criaram eventos para hora do jogo do Brasil

Jovem é preso e conduzido para penitenciária na qual tentou arremessar drogas e celulares  Próximo

Jovem é preso e conduzido para penitenciária na qual tentou arremessar drogas e celulares 

Geral